dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Açaí      
Produção de açaí ajuda a preservar a Mata Atlântica
O trabalho traz diversos benefícios, desde a incorporação do açaí na dieta nutricional das crianças até o acesso ao mercado consumidor
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir Ficha
Margareth Santos
03/02/2010

Gerar renda para o pequeno produtor na região da Mata Atlântica e preservar a espécie Euterpe edulis (palmeira juçara), ameaçada de extinção. Esse foi o objetivo do projeto realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e as Associações de Desenvolvimento de Microbacias (ADM), sob a coordenação do Diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia, Edson Silva.

— Com a produção de açaí e a extração do suco, vamos criar renda para o produtor e transformá-lo num guardião da floresta e protetor do palmito-juçara, estimulando-o a plantar a espécie na mata nativa, recuperando o meio ambiente — comenta.

 Euterpe edulis,
 cujo palmito é
 muito valorizado,
 também produz
 suco de açaí com
 ótima qualidade

De acordo com Silva, a forte demanda entre os jovens por suco de açaí, o seu efeito benéfico para a saúde humana, a montagem de uma estratégia que visa proteger a Euterpe edulis e a geração de uma renda para o agricultor foram as principais razões que motivam a pesquisa. O processamento do fruto é uma alternativa à extração do palmito, que desmata e altera o equilíbrio ecológico. O trabalho traz diversos benefícios, desde a incorporação do açaí na dieta nutricional das crianças de áreas mais carentes até o acesso ao mercado e a preservação da Mata Atlântica.

— O estudos envolveram o desenvolvimento de tecnologia para extrair esse tipo de açaí de juçara, o mapeamento das espécies e seus ciclos produtivos no sul do País, a capacitação dos produtores para a extração da polpa e, por último, a compra de máquinas de extração dotadas de câmaras frias para que as comunidades organizadas produzam e armazenem o suco. A ideia é montar de uma rede produtiva frequente com logística adequada ao mercado consumidor — esclarece.

 Mais conhecida como
 "palmeira juçara", a
 planta protege a
 Mata Atlântica

 

Segundo o Diretor da Epagri, a próxima etapa do processo diz respeito à comercialização dos produtos e ao crescimento no mercado. O projeto está em busca de parceiros que possam contribuir com essa visão, ter a capacidade de estudar o cenário e propor medidas práticas para os produtores.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Elizabeth Tebar Turini
13/12/2010 - 15:00
Boa tarde,
Sou TÚcnica na Conab e trabalho com produtos extrativista da biodiversidade . Estou fazendo um estudo sobre a Jussara .
Sou TÚcnica do AþaÝ.
Gostaria de mais informaþ§es sobre este projeto. meu email.elizabeth.turini@conab.gov.br

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada